É possível excluir algum herdeiro do inventário?

A herança é direito fundamental do cidadão, de acordo com a Constituição Federal. Mas será que é possível retirar um herdeiro no momento da partilha de bens deixados pelo familiar falecido? 

Para entendermos se (e como) isso é possível, é essencial ter claro o que de fato significa herança e quais são os herdeiros legítimos ou testamentários. 

Herança é o conjunto de bens, patrimônios, investimentos, direitos e obrigações deixados por uma pessoa falecida. 

Os herdeiros são legítimos e/ou os indicados como beneficiários da herança em testamento.

  • Herdeiros legítimos
São os descendentes (filhos), ascendentes (pais e avós), cônjuge sobrevivente e colaterais (irmãos).

  • Herdeiros testamentários
São os que receberão o patrimônio, ou parte dele, pelo desejo do falecido conforme estabelecido em testamento. Isso significa que se houver vontade espontânea, em vida, é possível direcionar o seu legado ou parte dele a qualquer pessoa.

É possível um herdeiro ser retirado da herança?

Existem 2 hipóteses: a exclusão por indignidade ou por deserdação. 


  • Indignidade

Esse é o caso que a exclusão da herança funciona como uma punição ao herdeiro que comete atos reprováveis contra o autor da herança (o falecido). Tentativa ou consumação de homicídio, calúnia e fraude patrimonial são os exemplos mais conhecidos.

Porém, a exclusão por indignidade não é automática e deve ser comprovada em ação declaratória própria pelos interessados, no prazo de 4 anos a contar do óbito, tudo conforme o Código Civil (art. 1814 e 1815).

  • Deserdação

Já a exclusão por deserdação é autorizada pelo autor da herança, ainda em vida, a excluir herdeiros que cometeram ofensas físicas, injúrias e até desamparo. Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento. 

Sendo assim, para dar entrada em qualquer tipo de processo de exclusão da herança ou qualquer questão relacionada a inventário e partilha, é imprescindível contratar um advogado especializado.

Entre em contato e peça um orçamento hoje mesmo:

E-mail: contato@martinetti.adv.br
Telefone: (11) 3105-3677

Deixe uma resposta